SFAC Divisão Especial Módulo 2
O SFAC Divisão Especial Módulo II é o segundo campeonato mais importante organizado pela FMF
O SFAC Divisão Especial Módulo II é o segundo campeonato mais importante organizado pelo setor. Registros indicam que ele começa a ser disputado em 2003, no entanto, segundo matéria do jornal o Tempo, Araribá Esporte Clube, da Pedreira Prado Lopes, foi campeão da segunda divisão do campeonato amador de Belo Horizonte, em 1985, ano que que se filia a FMF.
“ O Santa Cruz Futebol Clube, do bairro Santa Cruz, grande vencedor da Copa Itatiaia, já esteve nesta divisão e foi campeão.”
Lance da partida entre Tupinambás 3×2 Américo valido pelo SFAC Divisão Especial Módulo 2 2017. O Tupinambás não subiu para o Módulo 1 2018 por causa de 1 gol.
Com 48 equipes, o Módulo II, como é conhecido, garante ao campeão e vice, duas vagas para a Copa Itatiaia, organizada pela Rádio Itatiaia, e para o Torneio Corujão, organizada pela Rede Globo Minas. Além do dois primeiros, o terceiro e o quarto colocado sobem para o SFAC Divisão Especial Módulo I do ano seguinte. Os quatro últimos caem para o SFAC 1°Divisão (Terceira Divisão).
Na competição deste ano, os 48 times estão divididos em 8 chaves de 6 clubes. Classificam para a segunda fase os quatro melhores, totalizando 32 times. Em seguida, o restante do campeonato é definido em jogos de mata-mata, em partida única, chegando aos 4 que subirão para elite e, consequentemente, os dois que irão para a Itatiaia e Corujão, e, enfim, o campeão da edição de 2018.
Equipes tradicionais como a Associação Ferroviária Esportiva, da Pedreira Prado Lopes, Associação Atlética Popular, do bairro São Paulo, Venda Nova Esporte Clube, da região do Venda Nova, Associação Esportiva Tupinambás, do bairro Sagrada Família, Social Olímpico Ferroviário, do Bairro Horto, Araribá Esporte Clube, da Pedreira Parado Lopes, Nacional do Carmo Futebol Clube, do Calafate e Associação Esportiva Estrela do Vale são clubes que figuraram por muitos anos na primeira divisão e hoje jogam o Módulo II.
Na edição de 2017, Betânia Esporte Clube, do bairro Betânia, e Grêmio Mineiro de Esporte, do Bairro Santo André, são, também, equipes tradicionais, que conseguiram seus respectivos acessos para o Módulo I 2018.
Referências:
http://www.otempo.com.br/super-noticia/ararib%C3%A1-come%C3%A7a-ano-ganhando-campeonato-1.113234
http://pt-br.amadormg.wikia.com/wiki/Setor_de_Futebol_Amador_da_Capital
Final do SFAC Divisão Especial Módulo 2 2017: Betânia 0x1 Aiuruoca