Site Futebola Brasil (FBB)

Site Futebola Brasil (FBB)

Os avanços tecnológicos dos dispositivos midiáticos ampliaram as possibilidades comunicativas e de participação social dos indivíduos

Leonardo Oliveira, 39 anos, é morador do Bairro Concórdia, em Belo Horizonte, e possui um site denominado Futebola Brasil (FBB). Desde de 2009, Leonardo Oliveira realiza cobertura dos campeonatos varzeanos de Belo Horizonte e Região Metropolitana com o objetivo de preencher as lacunas de divulgação da prática esportiva pelos meios de comunicação tradicionais. Os avanços tecnológicos dos dispositivos midiáticos ampliaram as possibilidades comunicativas e de participação social dos indivíduos. Observa-se um sem número de blogs e websites de variados assuntos operados por cidadãos comuns, onde estes se tornam “jornalistas”. Leo Oliveira, como gosta de ser chamado, pratica este “jornalismo cidadão” ao costurar uma narrativa sobre esta prática social. Alex Primo afirma que para exercer a função de jornalista do povo não é necessária formação técnica ou acadêmica da área de comunicação. Basta ter acesso a informações de interesse público e decidir compartilha-las. Na atualidade, Leo Oliveira é um dos mais influentes atores do circuito varzeano de Belo Horizonte. Neste post, Leo fala das suas motivações em criar o FBB.

…o objetivo é tentar mostrar aos amantes do futebol amador que não queremos com esta divulgação descobrir novos “Messis ou Neymar”, mas sim mostrar que o futebol pode ser uma ferramenta eficiente de inclusão social, visto que, temos membros de todas as classes sociais envolvidas no certame

“O Site FBB é um endereço virtual que capta/extrai as informações do futebol amador de diversas fontes e gera o acesso gratuito para os que gostam (e principalmente dos que não gostam) do futebol AMADOR!

Leo Oliveira em mais uma cobertura

Se o futebol profissional tem dezenas de canais de comunicação (em alguns casos parciais), a internet nos ajudou bastante a possuirmos o nosso. Isto posto, o objetivo é tentar mostrar aos amantes do futebol amador que não queremos com esta divulgação descobrir novos “Messis ou Neymar”, mas sim mostrar que o futebol pode ser uma ferramenta eficiente de inclusão social, visto que, temos membros de todas as classes sociais envolvidas no certame. O 2º passo como objetivo, seria a profissionalização das coberturas e trabalhos, pois uma coisa é fato: “O FUTEBOL é amador, mas a organização/divulgação deve ser profissional”.

Eu sou apaixonado por tecnologia e informação. Eu acredito que o mundo melhorou muito com o advento da internet, pois ela nos oferece maior espaço e maiores opções (se comparado a mídia escrita, rádio e TV). Portanto, em meados de 2008 comecei a acompanhar as notícias do site futebolamadordeminas.com, do amigo Marco Antônio Andrade e nele me espelhei para a criação do site FBB! São muitas as motivações: Além de estar fazendo algo que gosto (e entendo) que é o futebol, acredito que o FUTEBOL que tem mais representatividade em muitos países se comparado a própria ONU, pode sim ajudar as pessoas – principalmente nossas crianças que não recebem a devida atenção dos nossos governantes. Se temos a instituição mais forte que já existiu fragilizada devido a falta de representatividade das pessoas que fazem a gestão do pais, não teremos sucesso no que se refere a crianças e jovens “de bem” no futuro – Resumindo: Nossas crianças e jovens não têm boas referências!”

Leo Oliveira realiza a sua primeira cobertura na final do SFAC Divisão Especial Módulo 1, do ano de 2009, entre Portuguesa x Inconfidência no campo do Tupinense, no bairro Tupi. Ele chegou a atuar como jogador neste campeonato e deixou os campos para se dedicar ao trabalho jornalístico. Ele chegou a jogar do lado de Bruno Henrique, hoje atacante do Santos, um dos casos raros de jogadores que conseguiram jogar profissionalmente saindo de um clube de várzea.

Neste ano de 2017, juntamente com outro integrante importante da várzea de BH, Ricardo Celestino Roelas, são escolhidos como representantes da sociedade civil como membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Leonardo Oliveira é suplente de Ricardo Roelas na representação do Futebol Amador da Capital. Criado pela Lei 10.259, de 20 de setembro de 2011, o Conselho Municipal de Políticas de Esportes de Belo Horizonte tem o objetivo de desenvolver políticas públicas endereçadas para a práticas esportivas em Belo Horizonte.

Viste o site do FBB, clicando aqui.

Confira como é feita a cobertura no vídeo abaixo.

Várzea BH

Criado em 3 de fevereiro de 2017, o Várzea BH é uma mídia com foco no futebol de várzea de Belo Horizonte que utiliza a comunicação comunitária, potencializada pela internet, como norteador de suas ações para valorizar e fortalecer o futebol de várzea da capital.

0 comentário em “Site Futebola Brasil (FBB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *