Programa Baiano e os Boleiros da Várzea
O ex-árbitro da FMF Mário Lopes “o Baiano” produzia um programa dedicado ao futebol amador de Belo Horizonte que ia ao ar todas as segundas-feiras na Rádio Autêntica Favela FM 106,9. Hoje o programa está na internet.
Conheci Mário Lopes, “o Baiano” na Arena Independência, na final da 56° da Copa Itatiaia de 2016/2017. O Campolina de Esmeraldas venceu o Verona Itamarati, por 1 a 0, e se sagrou campeão geral da competição. Baiano e eu fazíamos parte da equipe da WebRádio Imperatriz 96.9 de Ribeirão das Neves que cobriu aquele campeonato. Até então, conhecia o Baiano através dos vídeos em que aparecia ora como repórter, ora como comentarista de arbitragem. Além de tentar a sorte como “jornalista da várzea”, Baiano ainda apita alguns jogos por torneios em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
“ Baiano tem a sua forma de narrar e apresentar a várzea que vai na contra-mão do padrão oficial culto da língua portuguesa praticado pelos veículos de comunicação tradicional na apresentação das notícias.”
Com um slogan “Temos que valorizar a várzea”, Baiano percorreu vários campos na região do bairro Tupi, driblando a desconfiança de alguns, e aos poucos foi se consolidando no circuito varzeano, com seu jeito arretado, a partir de uma meta bem definida. Com um sotaque bem nordestino, Baiano tem a sua forma de narrar e apresentar a várzea que vai na contra-mão do padrão oficial culto da língua portuguesa praticado pelos veículos de comunicação tradicional na apresentação das notícias. Apesar das críticas, criou, juntamente com a esposa, o canal do youtube Baiano e os Boleiros da Várzea. A prática e experiência foram lhe propiciando uma melhora na qualidade de seu trabalho. Com ajuda de parceiros, conseguiu organizar um torneios entre times da região do Bairro Novo Aarão Reis e Tupi, credibilizando ainda mais o seu trabalho. No entanto, quase que desiste de tudo, quando bandidos armador levam a sua câmera de assalto.
Baiano e sua esposa Kelly em uma cobertura de jogo de várzea em Belo Horizonte
Baiano quase desiste do trabalho de “repórter da várzea”. Porém, consegue uma câmera fotográfica emprestada e continuou errante pelos campos de várzea de BH. Até que teve a ideia de ir ao Aglomerado da Serra e solicitar um horário na grade de programação da Rádio Comunitária Autêntica Favela FM para seus idealizadores. A rádio Favela é simbolo de resistência, tanto que sua história fora retratada no Filme Uma Onda no ar (2002) do diretor Helvécio Ratton.
Baiano consegue o horário e convida Leonardo Oliveira, do site FBB, o locutor Romildo Alves, e sua esposa Kelly Santos para fazerem parte da equipe. Baiano deixa a WebRádio Imperatriz e passa a se dedicar ao seu canal do youtube. Com a equipe pronta, ele nomeia a produção como Programa Boleiros da Várzea e a mesma vai ao ar todas as segundas-feiras, das 21h às 22h.
Confira um programa na integra
0 comentário em “Programa Baiano e os Boleiros da Várzea”