Copa BH de Futebol Feminino

Copa BH de Futebol Feminino

Começou a Copa BH de Futebol Feminino

*Texto reproduzido na integra do site do Observatório da Diversidade Cultural

As significativas conquistas da seleção feminina, a partir da década de 90, podem ser um dos fatores para o aumento significativo do número de mulheres brasileiras que praticam o esporte. No entanto, o interesse pelo esporte pelas mulheres não é recente.

Foto: Cris FMF

“Desde 2007, a Federação Mineira de Futebol por meio do Setor de Futebol Amador da Capital (SFAC) promove a Copa de BH de Futebol Feminino na capital mineira. A sequência ininterrupta do campeonato e a adesão de agremiações que se inscrevem todos os anos mostra que a competição ganha relevância no cenário regional.

Os primeiros registros de partidas de futebol feminino no Brasil são datados em 1913. A partir dos anos 40, o interesse pelo futebol feminino começou a chamar a atenção da opinião pública brasileira que não via com bons olhos. Em 1965, no auge da ditadura militar no pais, a partir de artigos de médicos especialistas em medicina esportiva, o governo brasileiro instituiu uma lei através do Conselho Nacional de Desporto (CND) que, a partir da resolução número 7/65, proibiu as mulheres de praticarem lutas, futebol, pólo aquático, pólo, rugby e baseball.

Os argumentos destes profissionais eram que estas práticas esportivas realizadas pelas mulheres poderiam trazer consequências traumáticas nos órgãos de reprodução feminina. Na segunda metade dos anos 8º, o o CND reconheceu a necessidade de estímulo à participação das mulheres nas diversas modalidades esportivas do país, revogando tal lei. Hoje, embora o número de mulheres que praticam o esporte tenha aumentado, elas têm que lidar com o preconceito e com as condições precárias do esporte.

É uma linha tênue que separa o futebol profissional do amador. Em Minas Gerais existem apenas duas equipes femininas: o América Futebol e Clube, de Belo Horizonte e o Ipatinga Futebol Clube. Algumas equipes amadoras também disputam o campeonato mineiro feminino: Prointer, Manchester, Nacional e Internacional se aventuraram na edição de 2016 vencida pelo América que, para não ficar inativo, disputa a Copa BH de Futebol Feminino, competição basicamente de clubes amadores, para dar ritmo de jogo para suas jogadoras que disputam competições profissionais organizadas pela FMF e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Desde 2007, a Federação Mineira de Futebol por meio do Setor de Futebol Amador da Capital (SFAC) promove a Copa de BH de Futebol Feminino na capital mineira. A sequência ininterrupta do campeonato e a adesão de agremiações que se inscrevem todos os anos mostra que a competição ganha relevância no cenário regional. Para além disso, a existência do campeonato gera visibilidade para o futebol de várzea feminino configurando em um ato de resistência quando consideramos que a nossa sociedade valoriza apenas a atuação masculina no esporte mais popular do país – quiçá do mundo – e vangloria grandes times e campeonatos. Abaixo mostramos mais detalhes sobre o campeonato e um breve histórico da presença das mulheres no futebol. O Santa Cruz Futebol Clube é o grande campeão da Copa com 5 títulos do torneio. O América é o atual Bicampeão da Copa.

Neste ano de 2018, 14 equipes disputam a Copa BH de Futebol Feminino, são elas: Chave 1: Manchester Futebol Clube, do bairro São João Batista, Nacional do Carmo Futebol Clube, do bairro Calafate, Prointer Futebol Clube, da Barragem Santa Lúcia, Paraíso Esporte Clube, do bairro Paraíso, Associação Esportiva Santa Tereza, do bairro Santa Tereza, IX de Março Futebol Clube, da Vila Cababa Pai Tomás, Real Pompéia Futebol Clube, do bairro Pompéia. Chave 2: Esporte Clube MHM Futebol Clube, do bairro Calafate, Comunidade Esporte Clube, do Bairro Paulo IV, Internacional Futebol Clube, do município de Contagem, América Futebol Clube (clube profissional) do bairro Horto, Morada da Serra Esporte Clube, do município de Ibirité, Sociedade Esportiva Nápoli, do bairro Tupi e Associação Esportiva União da Vila, da região do Barreiro. Tabelas e resultados podem ser conferidos no site da FMF.

Confira os melhores momentos da final do ano passado.

Referências:

Mulheres marcam um gol de placa

Várzea BH

Criado em 3 de fevereiro de 2017, o Várzea BH é uma mídia com foco no futebol de várzea de Belo Horizonte que utiliza a comunicação comunitária, potencializada pela internet, como norteador de suas ações para valorizar e fortalecer o futebol de várzea da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *