Véspera de Natal tem rodada decisiva da Copa Itatiaia
Domingo (24), véspera de natal, acontece terceira e última rodada da fase de grupos da 62ªCopa Itatiaia temporada 2023/2024. Estão previstas 18 partidas nas chaves BH e metropolitana.
Chave BH: 9 clubes brigam por 4 vagas
Na capital, Radiante, Napoli, Verona e Serrana já garantiram as suas vagas na próxima fase e jogam por melhores colocações em seus respectivos grupos. Outras 9 agremiações lutam pelas quatro vagas que ainda restam. Com zero ponto e sem chances de classificação, Inter e U. Madre Gertrudes farão um “amistoso” no campo do Aeroporto.
Radiante e Nápoli, com 6 pontos, se enfrentam pela primeira colocação do grupo 2. Este jogo acontece nos domínios do Radiante, no bairro Lagoa. O Verona, com 6 pontos, joga contra o eliminado Pitangui. Leblon e Nazaré, ambos com 3 pontos, se enfrentam em um confronto direto pela vaga. Por conta do saldo de gols, o Leblon joga por um empate. O Serrana, já classificado, recebe no Baleião o Real Madrid. O time da Vila Mariquinha possui chances remotas, mas é possível: o time tem que vencer o Serrana por uma boa margem de gols e torcer por uma vitória do Saudade sobre o Princesa Izabel, por placar mínimo.
No grupo 4, todos os clubes possuem chances de classificação e só dependem de seus esforços para avançar de fase. Campo Verde versus Danúbio e Tupinense versus Unidos da Leste devem mexer com os nervos de seus torcedores e dirigentes.
A complicada Chave Metropolitana
Historicamente, a chave metropolitana da Copa Itatiaia tem “fama” de ser muito difícil por conta da complexidade dos jogos, ocasionado por um maior investimento na criação dos planteis das equipes das cidades do entorno de Belo Horizonte. Os números dizem isto: das últimas quatro edições da “Itatiaia”, três times da metropolitana ficaram com a taça.
Desde a edição passada, houve um amento de 4 clubes e, consequentemente, mais um grupo na chave metropolitana. Antes, duas equipes de cada chave avançavam para as fases de mata da copa. Agora, somente os campeões de cada grupo e os três melhores segundos colocados passam à diante. Chegamos na terceira e última rodada e nenhum clube da metropolitana garantiu a sua vaga de forma antecipada.
Beira Rio, no grupo 2, Itaminense e Campolina, no grupo 3, Pinheirense, na chave 4, e Ipiranga e Estrela Mirim, na chave 5, venceram seus dois compromissos e possuem 6 pontos. Na última rodada, com mais um ponto, estarão classificados sem depender de outros resultados.
No grupo 1, somente o Renascença depende de si para avançar: com 4 pontos, até um empate serve diante do Pedro Leopoldo, A partida será em Betim. Porém, o mesmo resultado de empate deve acontecer no jogo Estrela do Vale e Curitiba que se enfrentam em Lagoa Santa. Os demais times desta chave só devem passar de fase se forem campeões do grupo por conta do baixo números pontos que fizeram.
No grupo 2, Beira Rio e Palmeirinhas devem fazer um jogo emocionante. O Beira Rio, com 6 pontos, avança com um empate e ainda elimina o Palmeirinha. O Águia precisa vencer o Ipê, torcer para que aja uma vitória do Beira Rio ou empate, e ainda torcer por uma vitória ou empate do Pinheirense contra o Frigoarnaldo, no grupo 4, para avançar pelo índice técnico. E o Frogornaldo só avança se vencer o Pinheirense na casa do adversário. Este jogo também promete.
Itaminense e Campolina se enfrentam, no grupo 3, precisando de um empate para as duas equipes avançarem. Ambos os clubes possuem 6 pontos e chagariam a 7. Por conta do saldo de gols, o Itaminense ficaria em primeiro e o Campolina ficaria em segundo.
Situação idêntica é a do grupo 5: O Ypiranga recebe o atual campeão da Copa Itatiaia, o Estrela Mirim, em Brumadinho. Se houver empate, os times chagam a 7, mas com o Ypiranga ficando em primeiro por conta do saldo de gols. Agora, se houver um vencedor em algum destes confrontos citados a cima há possibilidades de eliminação precoce, pois os clubes dependeriam de outros grupos. Vamos aguardar.
Já os confrontos entre Flamengo e Payssandu e Granja Adélia e Vera Cruz também serão “amistosos”, pois, todos com zero pontos, não podem se classificar mais.
Confira a programação dos 18 jogos da última rodada da primeira fase da Copa Itatiaia das chaves BH e Metropolitana:
Chave BH
Grupo 1
Princesa Izabel x Saudade
Serrana x Real Madrid
Grupo 2
Radiante x Nápoli
Inter x U.M. Gertrudes
Grupo 3
Verona x Pitangui
Leblon x Nazaré
Grupo 4
Campo Verde x Danúbio
Tupinense x Unidos da Leste
Chave Metropolitana
Grupo 1
Renascença (Betim) x Pedro Leopoldo (P. Leopoldo)
Estrela do Vale (Lagoa Santa) x Curitiba (Sete Lagoas)
Grupo 2
Beira Rio (Santa Luzia) x Palmeirinhas (Nova Lima)
Águia de Ouro (Lagoa Santa) x Ipê (Ibirité)
Grupo 3
Itaminense (Sarzedo) x Campolina (Esmeraldas)
Granja Adélia (Contagem) x Vera Cruz (Betim)
Grupo 4
Pinheirense (Itatiaiuçu) x Frigoarnaldo (Contagem)
Santa Cruz (Caeté) x GBL (Sabará)
Grupo 5
Ypiranga (Brumadinho) x Estrela Mirim (Matheus Leme)
Flamenguinho (Neves) x Paissadu (Vespasiano)
Cobertura Várzea BH: Campo Verde x Danúbio
Neste domingo (24), véspera de natal, o Várzea BH estará presente na partida entre Campo Verde e Danúbio válida pela terceira rodada do grupo 4, da primeira fase, chave BH, da 62ªCopa Itatiaia 2023/2024. Os dois times só dependem de si para avançar de fase. O jogo acontece no campo do Campo Verde, na Vila Aeroporto, região norte de Belo Horizonte. Estas coberturas são possíveis com um time de marcas que entram em campo junto conosco nos trabalhos realizados na Copa do Mundo da Várzea: São eles: JS Empreiteira, Márcio André da TCM, Casa do Fogueteiro, Implantar Telecom e Bnrnet.
Clássico na Vila Tiradentes
No sábado (23), o Várzea BH acompanha o clássico dos cruzeirense e atleticanos da Vila Tiradentes. A partida acontece às 14h, na Arena Inconfidência, no bairro Concórdia, região nordeste de Belo Horizonte.
Os amigos do Juninho e Xexeu fazem jogo tradicional no bairro Céu Azul
Na segunda-feira (25), feriado natalino, o Várzea BH acompanha o clássico dos cruzeirenses (Amigos do Juninho) e atleticanos (Amigos do Xexeu). A partida acontece às 15h30, no campo do Céu Azul, no bairro homônimo, regional Venda Nova, em Belo Horizonte.
Os cruzeirenses vencem os atleticanos na Pelada Cabeça de Prata 2023
Ontem (20), no jogo de confraternização de fim do ano da AE Pelada Cabeça de Prata, os cruzeirenses venceram os atleticanos, por 3 a 2. Jogo realizado na Arena Santa Cruz, no bairro homônimo, em Belo Horizonte. Confira os gols e melhores momentos da partida.