Palmeirinhas é Campeão Mineiro Amador 2024
O Palmeira de Nova Lima conquistou o título inédito do Campeonato Mineiro Amador 2024 ao vencer o Peñarol em Ouro Preto. Depois de uma vitória em casa, o time nova-limense garantiu a taça na casa do adversário, consolidando-se como o melhor time amador de Minas Gerais.
Por Fábio Marcelino
Título Incontestável
O Palmeira demonstrou ser o melhor time do Mineiro Amador 2024, conquistando o título com méritos. Com nove vitórias em 10 jogos, o time marcou 32 gols e sofreu apenas nove. Além da taça, o time teve destaque individual com Cicinho, que foi o artilheiro do campeonato com 12 gols, e o goleiro Thiago Henrique, eleito o melhor goleiro da competição. Ambos foram premiados com troféus por suas conquistas.
Vitória da Eficiência
O Palmeira foi extremamente eficiente nas duas partidas da final contra o Peñarol. Mesmo com o time de Ouro Preto criando as melhores chances, a equipe nova-limense aproveitou suas oportunidades de forma cirúrgica, balançando as redes quando necessário.
Peñarol Desperdiça Chances
No último sábado (31), no campo da Barra em Ouro Preto, o Peñarol precisava vencer por dois gols de diferença para conquistar o título sem a necessidade dos pênaltis. A equipe criou várias oportunidades, mas esbarrou em uma atuação brilhante do goleiro Thiago Henrique.
Gols e Alívio do Palmeirinhas
A primeira chance clara do Palmeira surgiu aos 36 minutos em uma cobrança de falta, mas o goleiro do Peñarol fez uma grande defesa. No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, Lorão marcou o primeiro gol do Palmeira, aliviando a pressão.
No segundo tempo, o Peñarol aumentou a ofensividade, mas o Palmeira ampliou a vantagem aos 11 minutos com outro gol de Lorão, praticamente definindo o título.
Empate Impossível?
Após o 2 a 0, o Palmeira controlou a posse de bola, mas o Peñarol continuou atacando e conseguiu reduzir a diferença com um pênalti convertido por Lucas Bravo aos 37 minutos. Pouco depois, Andrezinho empatou o jogo aos 43 minutos, inflamando a torcida e a partida.
Cicinho Love Faz o Gol do Título
Com o jogo paralisado por 10 minutos devido a um princípio de confusão, o Peñarol buscava a virada, mas foi o Palmeira quem marcou o gol decisivo. Cicinho Love aproveitou uma sobra após uma cobrança de falta e marcou o gol que garantiu o título para o Palmeira, selando a vitória por 3 a 2.
Escalações
- Palmeira (Técnico: Guti): Thiago, Yago, Marcelo, Lorão e Yuri (Vitor Samuel); João Paulo, Luiz Ricardo e Juninho; Victor Hugo (Gabriel), Deivison (Bruno Costa) e Cicinho Love.
- Peñarol (Técnico: Jarrão): Vinicius, Cirilo, Bodé, Thales (Uebert) e Nandinho (Patrick); Roró (Pedro Henrique), Kaique, Lucas Rodrigues e Lucas Cata (Gabriel Gustavo); Lucas Bravo e Andrezinho.
O time de árbitros para a final foi composto por Richard Lara como árbitro principal, auxiliado pelos assistentes Paulo Sergio e Pedro Henrique. Rogério Gomes atuou como o quarto árbitro, enquanto Matheus Felipe foi o quinto árbitro.
Comemoração e Premiação
Após a conquista, muita festa tomou conta do campo da Barra. O presidente da FMF, Adriano Aro, entregou um cheque de 20 mil reais ao Palmeira como premiação pelo título.
O Várzea BH esteve presente nesta grande festa do futebol mineiro com o apoio da JS Empreiteira, Auto Conect, Casa do Fogueteiro, Márcio André da TCM, VS SEG Seguros, Citi Contabilidade e Bolas Trivellas. Agradecemos ainda ao Cicinho, do Palmeirinhas, e do Juliano, do Itatiaia.
A equipe do Palmeira chegou em Nova Lima com uma carreata acompanhada por torcedores que entoavam a cantiga: “Pal, pal, palmeirinhas… seu Pai é P… sua Mãe é uma G…”.