LIGAS NÃO FILIADAS
Campeonatos de bairros e sua democracia
O circuito de competição dos campeonatos de várzea de Belo Horizonte surgiu em meio ao Campeonato da Cidade, hoje Campeonato Mineiro, organizado pela Liga Mineira de Desportes Terrestres, hoje FMF, em meados da década de 1910. Naquela época, todos os times que surgiram em Belo Horizonte eram amadores, e a forma de distingui-los era bem básica: de uma lado os times criados na região urbana, dentro dos limites da Avenida do Contorno onde a elite econômica da cidade se estabeleceu; do outra lado, ficavam os times das regiões suburbanas, onde a sua população era formado por pequenos comerciantes e operários que se “acotovelavam” nos bairros e nas vilas operárias.
O circuito de várzea iniciou-se com essas equipes das regiões suburbanas que não possuíam condições econômicas para disputar o torneio “oficial” da LMDT. Ao longo dos anos várias ligas foram surgindo abrigando um contingente razoável de clubes que não possuíam as exigências burocráticas que as instituições organizativas pediam. Essas ligas são uma alternativa louvável que, depois de um século, se coloca, ainda como uma oportunidades de clubes não federados disputarem torneios. Abaixo, segue uma lista de algumas ligas e torneios que existem em Belo Horizonte. O critério para ser citado aqui foi onde o Várzea BH realizou coberturas, pois existe uma infinidade de ligas e torneios somente na cidade de Belo Horizonte.
Liga dos Não Filiados – LNF
A Liga dos Não Filiados é um conselho idealizado por alguns clubes de Belo Horizonte que não são filiados a FMF através do Setor de Futebol Amador da Capital (SFAC). Criado em 29/01/2017 a liga foi criada para organizar os campeonatos de “clubes não filiados” ou “não federados” e presta auxílio na marcação dos jogos amistosos para estas equipes. Segundo o site da Liga dos Não Filiados, o conselho organiza 16 campeonatos, sendo que um deles é dedicado a categoria feminina e a outra de base. Os torneios costumam ser regionalizados e, ainda, conta com a participação dos clubes “federados”, ou seja, filiados à Federação Mineira de Futebol. Confira o site da LNF, clicando aqui.
Associação de Clubes do Barreiro – ACB
A associação de Clubes do Barreiro é um iniciativa de clubes localizados na região do Barreiro em Belo Horizonte. Esta liga organiza diversos campeonatos e cerca de 32 agremiações são filiadas à ACB
Liga Amadora de Futebol – LAF
A liga Amadora surgiu no ano de 2020 e organiza cinco campeonatos em Belo Horizonte
Liga de Futebol Amador – LFA
A liga de Futebol Amador surgiu no ano de 2019 e organiza cinco campeonatos com clubes de BH e região metropolitana
Pradal Eventos Esportivos
A Pradal organiza três campeonatos de Masters em Belo Horizonte. Essa categoria destina-se a clubes que possuem em seus quadros times com jogadores acima de 40 anos. Algumas agremiações em Belo Horizonte só possuem essa categoria dos jogadores “mais experientes” ou os “mais velhos”. Os torneios são organizados na categoria Sênior (jogadores entre 34 a 40 anos), Master (41 a 47) e Supermaster (48 em diante.
Torneios, Copas e Campeonatos
A Associação Esportiva Saudade, através do seu presidente Enderson Moretti, organiza há 5 anos, a Copa Leste. As equipes que disputam, em grande medida são da região leste de Belo Horizonte dos bairros Saudade, Paraíso, Jonas Veiga, Alto Vera Cruz, Serra, etc…
A Copa João Lobeira é organizada por Damião, presidente do Mineirinho Esporte Clube, e movimenta as equipes do bairro e adjacências.
Matheus e Valmir, ligados ao Venda Nova Futebol Clube, organizam campeonatos com clubes da região do Venda Nova.
A Copa Nova York é organizada pelo Reginho, ligado ao Comerciário Futebol Clube, do bairro Jardim dos Comerciários, região de Venda Nova. O torneio envolve equipes de várias regiões como Venda Nova, Justinópolis, de bairros de Vespasiano, Santa Luzia, BH, Contagem E etc.
Os “torneios do Binha” são organizados pelo jogador de várzea, em atividade, Binha. Juntamente com a Polis, eles organizam o Torneio Elite e o Craques da Várzea.
Torneios do BMC são organizados pelo Bruno Max com equipes de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Betim e etc.