ACADEMIA VARZEANA

ACADEMIA VARZEANA

futebol de várzea: patrimônio cultural das periferias dos grandes centros urbanos e comunidades rurais

FUTEBOL AMADOR OU DE VÁRZEA

[…] o fenômeno trata-se não apenas de uma das mais abrangentes atividades esportivas e de lazer, mas reveste-se de diversos outros significados para seus adeptos: cria laços sociais entre os moradores de uma região, estabelece vínculos de pertencimento e de valorização do território que ocupam, serve de instrumento educacional de formação para cidadania e de forma de expressão da cultura popular.

RAPHAEL RAJÃO RIBEIRO

Essa sessão do site é destinada para os trabalhos acadêmicos sobre futebol de várzea na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana. O conceito acima sobre futebol de várzea é do historiador Raphael Ribeiro Rajão: um dos mais importantes autores sobre o tema na cidade de Belo Horizonte de grande reconhecimento no Brasil.

Confira e baixe os trabalhos dos autores que pesquisam futebol de várzea em Belo Horizonte

Raphael Rajão Ribeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e cursa doutorado em História, Política e Bens Culturais no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC/FGV. Atualmente atua no Museu Histórico Abílio Barreto. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: belo horizonte, futebol, história do esporte, culturas urbanas e modernidade. (Texto informado pelo autor)

Produções:

Fábio César Marcelino

Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Participa do Grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa do Programa de Pós PUC Minas. Produtor Audiovisual. Idealizador do Várzea BH. (Texto informado pelo autor)

Produções:

Pedro Vasconcelos Costa e Silva

Doutorando em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2018-) e mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM da PUC Minas (2015 – 2017). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009 -2013). Trabalhou em diversos veículos de comunicação de Belo Horizonte (Jornal o Marco; Puc TV; Rede Minas; Jornal O Tempo e TV Globo Minas. Como documentarista dirigiu o longa metragem Amadores (2018) e os filmes: Funk da Nossa Gente (2015) e Dolly (2011), além de exercer diversas funções na produção dos mais variados produtos audiovisuais (video clipes, videos institucionais e conteúdo para web). Atualmente pesquisa as implicações do esporte (a implementação do VAR no futebol ) na sociedade em vias de midiatização e foi membro do grupo de pesquisa do Observatório da Diversidade Cultural (2015 – 2019). (Texto informado pelo autor)

Produções:

Lívio Rodrigues Gomes

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. As maiores atividades realizadas na área de atuação dizem respeito à docência no nível médio e à pesquisa. Possui grande interesse por estudos e pesquisas acerca dos esportes, sobretudo o futebol. (Texto informado pelo autor)

Produções: