Festival do Remo AC rememora um rito varzeano
Por Fábio Marcelino
Neste fim de semana, acontece o Festival Solidário do Remo Atlético Clube. As partidas serão realizadas amanhã (3) e domingo (4), no campo do Remo localizado na Rua Cachoeira da Prata, 900, bairro Pindorama, região noroeste de Belo Horizonte. Confira a programação dos jogos:
3/2 – Sábado
Coroas B x Atalanta, às 13h30
Alberto Horta x Coroas A, às 15h30
VDG x Volta Redonda, às 17h30
4/2 – Domingo
Itatiaia x Leblon, às 11h
Real Madrid x Brinco de Ouro, às 13h
Remo x Reunidos, às 16h
Cobertura Várzea BH: Remo versus Reunidos
Festivais esportivos da várzea: celebração dos laços comunitários
Os festivais esportivos faziam parte dos calendários dos clubes varzeanos de Belo Horizonte entre os anos de 1940 a 1980. Os clubes realizam estes festivais, em grande medida, para comemorar seus aniversários de fundação. Segundo o historiador Raphael Rajão, as agremiações davam tanta importância para o Festival, que solicitavam adiamento de jogos “oficiais” do campeonato do DFA, hoje SFAC, para a realização desse evento muito importante no passado – tanto para o clube, como também a comunidade do entorno –, mas que hoje está em desuso. Era uma festa comunitária que, além das partidas, havia fogos de artifício, missa de ação de graças e baile de gala.
Além destes elementos citados acima, os festivais, além dos jogadores, árbitros, diretores e torcida, apresentavam outros personagens interessantes: o patrono, a madrinha ou padrinho, e a princesa ou rainha do Festival. O Patrono é a pessoa que oferece os troféus que estarão em disputa nos jogos. É o único personagem que ainda sobrevive. A madrinha ou padrinho era o indivíduo (a) que presenteava o festival com uma bola para ser colocada em jogo no festival. A princesa ou rainha seria a pessoa que teria destaque no baile de gala do festival.
10ªCopa Integração de Futebol Feminino 2024
Na última quinta-feira (25), foram sorteadas as chaves da 10ªCopa Integração de Futebol Feminino 2024. O torneio começaria no dia 4 de fevereiro. No entanto, mais três equipes confirmaram participação na edição deste ano do torneio feminino e, assim, houve mudança nos grupos e na fórmula de disputa. Com as entradas do Santa Izabel, X de Março e Bosque, o campeonato ganhou mais um grupo, sendo 3 chaves de 4 equipes. Irão se classificar as duas primeiras de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas, que totalizarão 8 clubes que irão para as quartas de finais. As fases eliminatórias, assim como a finalíssima, serão disputadas em jogo único e, caso haja empate no tempo normal, os vencedores serão conhecidos após cobranças de pênaltis. A competição começa no dia 18 de fevereiro.
Confira as chaves.
Grupo 1: Santa Tereza (Itabira), São Miguel, Transformação, Nacional e
Grupo 2: Prointer A, Santa Maria, Marquense (Betim) e Águia de Ouro
Grupo 3: Prointer B, X de Março, Santa Isabel (Betim) e Bosque (Sete Lagoas)
O Prointer é o atual campeão. No ano passado, o time da Barragem Santa Lúcia venceu o Santa Maria na final no campo do Frigoarnaldo. Relembre como foi:
Neste domingo (28), acontece a terceira rodada da primeira fase da 6ªCopa Los Angeles 2024. Confira os jogos.
Grupo A
Inter de Meião x Águia Real
Bonsucesso x IV de Maio
ADA x Paysandu
Grupo B
Planear x Ferrara
ADS x San Lorenzo
Vasco Lindeia 0x3 Pedreira (wo)
Grupo C
Olimpia/Rajha x São Lourenço
Solar x Democrata
Red Bull Tai Tai x Los Angeles
Grupo D
Diamante x Benfica VDI
Família União x Inter Luz
Sensação x Gasbogol
Grupo E
Milan x Castanheira
Império Barreiro x FDA
Real Betania x Vitória da Conquista
São 30 clubes divididos em 5 grupos com 6 times cada. Os times jogam dentro das respectivas chaves, em turno único, onde passam os 3 melhores de cada chave e o melhor quarto colocado geral pelo índice técnico para as oitavas de finais. A final está prevista para o dia 17/3.:
Cobertura Várzea BH: VUVO versus Havaí
Neste domingo (4), o Várzea BH acompanha a partida amistosa entre VUVO e Havaí às 8h30, na Arena Reunidos, no bairro Alto dos Pinheiros, região noroeste de Belo Horizonte.