Serrana e Estrela Mirim fazem final inédita na 61ªCopa Itatiaia 2022/2023
Serrana e Estrela Mirim, de Mateus, se enfrentam neste domingo (22/01), às 15h30, pela finalíssima da 61ªCopa Itatiaia 2022/2023. Ambos os clubes chegaram nesta final, vencendo todos os seis jogos que disputaram. O Serrana possui o melhor ataque da competição com 18 gols marcados e uma média de 3 tentos por partida. Bitoca, atacante do time da Serra, com 6 gols, é o artilheiro isolado da competição. Já o Estrela Mirim possui a melhor defesa, tendo sofrido apenas dois gols. Confira a campanha dos clubes:
Giuliano, goleiro da agremiação de Mateus Leme, é o goleiro menos vazado da edição deste ano e esteve na final da 59ªCopa Itatiaia 2019/2020, defendendo o Juventus de Brumadinho, que acabou perdendo o título para o Tupinense. Bitoca é estreante na copa Itatiaia. Giuliano e Bitoca prometem um duelo à parte.
Serrana e Estrela e Mirim já escreveram seus nomes na história da Copa Itatiaia, vencendo os títulos regionais da competição e conquistando a vaga para a finalíssima de forma inédita. O Serrana repete o feito do Atlantic, também do Aglomerado da Serra, que foi campeão da chave BH, na edição 43, temporada 2002/2003. Naquela oportunidade, o Atlantic perdeu o título geral para o Canto do Rio de Brumadinho. Em 2005, o Atlantic chegou na final do SFAC Série A contra a Ferroviária, mas perdeu o título para o time da Pedreira Prado Lopes. O Serrana já igualou todos os feitos do Atlantic, chegando na final da chave BH e final do SFAC Série A 2022, perdendo a final para o Inconfidência do bairro Concórdia.
Grande parte do plantel de jogadores que estiveram este ano no título do Inconfidência estão no Estrela Mirim: Juninho Neymar, Clesinho, Palito, Gui, Willian Jorge, Giuliano e Dedel são alguns jogadores importantes do time de Mateus Leme e estavam na vitória de 3 a 0, do time da Concórdia, sobre o time da Serrana. Balotelli, que está hoje no Serrana, também esteve naquela final, atuando pelo Inconfidência.
Quem ganha são todos os que gostam do futebol de várzea e forem na Arena Independência, neste domingo, ou que acompanharão de casa pela rádio Itatiaia e pelas mídias comunitárias – o Várzea BH é uma delas – que cobrem a várzea.
Reminiscências da copa do mundo da várzea
(Por Fábio Marcelino, idealizador do Várzea BH)
A cidade de Mateus Leme não tinha um representante na copa Itatiaia há exatos 30 anos. O último clube da cidade esteve presente na edição 32, temporada 1992/1993. O Estela Mirim será o primeiro clube da cidade na finalíssima do torneio da emissora de rádio. Não conseguimos informação sobre o nome do representante mateus-lemense na 32ªCopa Itatiaia 1992/1993. Buscamos nos sites Futebol Amador de Minas, de nosso amigo Marco Antônio, e do FBB, de nosso amigo Leo Oliveira. Os dois sites são as mais antigas mídias comunitárias especializadas em futebol amador/várzea de Belo Horizonte e região metropolitana.
Eu, Fábio Marcelino, criei o Várzea BH tendo como inspiração o site FBB quando estava produzindo o documentário na Marca da Cal. Quem não assistiu, clique aqui e confira. Eu busquei no site e não consegui a informação, mas deparei-me com a foto do Minas de Betim, o então campeão daquele certame, e vi um dos grandes nomes da várzea naquela época: o saudoso Gino. Eu o chamava de Gim. Ele morava no mesmo bairro que eu, na época, o Jardim Inconfidência. Na final entre Minas de Betim e Estrela do Vale, na edição 30, temporada 1989/1990, o Hudson e o Gentil – primo e tio – me levaram para assistir a final da copa Itatiaia. O campo estava lotado. Eu tinha, então, nove anos e foi marcante. Fomos lá para ver nosso amigo e vizinho Gin. Esta final ele perdeu. Mas o Minas chegou em mais duas finais, conquistando o bi-campeonato seguido. O time de Betim chegou a três finais seguidas e levou 2 títulos. Somente o Santo André, time do bairro do mesmo nome, de Belo Horizonte, conseguiu tal façanha. Esta foto abaixo é dos arquivos do Rafael Neves, hoje Manager do SUB100 de Igarapé, e foi extraída do site FBB. Esta foto é do time campeão da 32ªCopa Itatiaia 1992/1993.
“Em pé Camiloze, Hamilton, Marcus Vinicius, Kito, Gilmar, Erni, Lucio e Renato Neves. Agachados Adaozinho, Chileno, Fernando Roberto, Zequinha, Salvador e Gino”… para nós, Gin. Nosso amigo Gin faleceu alguns anos e seu nome é reverenciado, tanto na região onde morou quanto nas rodas de conversas dos veteranos jogadores da várzea de BH e região, como um dos melhores do seu tempo.
Neste domingo, o Várzea BH conta com os trabalhos do Hudson Gerônimo, o mesmo que esteve comigo no Independência, em 1990, só que agora acompanhado de seu filho, Luiz Felipe, estudante de jornalismo. Os dois farão as reportagens. E teremos, além de mim, nosso amigo Pedro Vasconcelos nas fotografias.
O Várzea BH estará nesta grande festa da várzea com o apoio da casa de aposta Bn.bet, a fábrica de material esportivo EhGol Sports, a empresa de construção civil JS Empreiteira, a operadora de internet Implantar Telecom e Óptica Padre Eustáquio.
Troca de ingressos (Informações extraídas na integra do site da Copa Itatiaia)
Confira os locais de troca:
Mateus Leme – torcida do Estrela Mirim:
Sede do Estrela Mirim: Rua Serra Azul, 610 – Concenza – Mateus Leme
A troca está acontecendo desde ontem (19/01)
Belo Horizonte – torcida do Serrana:
A troca está acontecendo desde ontem (19/01)
1- Trailer do Barriga: Avenida Jefferson Coelho da Silva, 740, Praça do Cardoso – Serra. Final do ônibus 4107.
2- Bar do Prefeito: Rua Doutor Camilo, 303 – Serra.
3- Estádio Baleião. Rua Santa Rita, 4260, Fazendinha.
4- Projeto Comunidade em Ação: Rua Desembargador Bráulio, 1371, em cima da Igreja Batista da Lagoinha, Alto Vera Cruz.
5- Salão do Júlio, no Alto Vera Cruz: Rua Tebas, 775, ao lado do Supermercado BH. Loja @fagneraltogrifees.
6- Barbearia e Tabacaria Milagre, Av. Mem de Sá, 400, no Santa Efigênia
7- Bar da Lucimar. Rua da Água, 193, Serra
8- Lanchonete da NET. Rua Nossa Senhora de Fátima, 1162, Serra
São esperadas 15 mil pessoas no estádio para a grande decisão. Os portões serão abertos para o público às 13h30.
Os torcedores do Serrana terão acesso ao estádio pelos setores Especial Pitangui (Portão 3) e Especial Minas (Portão 6).
Já a torcida do Estrela Mirim terá acesso pelo setor Especial Ismênia (Portão 2).
A partir das 13h30, haverá serviço de ônibus para o Independência, com a linha 9033, saindo da rua dos Tamoios, 873, Centro.
O ingresso da partida será trocado por um quilo de alimento não perecível, exceto sal e fubá, ou um litro de leite. Não será permitida a entrada com camisas de clubes de futebol profissional, como Atlético, Cruzeiro e América.
Mazala e Inhaí fazem amistoso amanhã
Amanhã, o Várzea BH acompanha a partida amistosa entre Mazala e Inhaí, na Arena Santa Cruz, às 14h
Copa Cafunga Sub20 2022/2023
Domingo acontece as semifinais da Copa Kafunga 2022/2023
21/01 – Domingo: Os Metralhas x Águia Negra, às 11h, na Arena Inconfidência
21/01 – Domingo: Everest x Real Bandeirantes, às 19h, na Arena Pitangui