Serrana e Estrela Mirim fazem final inédita na 61ªCopa Itatiaia 2022/2023

Serrana e Estrela Mirim fazem final inédita na 61ªCopa Itatiaia 2022/2023

Serrana e Estrela Mirim, de Mateus, se enfrentam neste domingo (22/01), às 15h30, pela finalíssima da 61ªCopa Itatiaia 2022/2023. Ambos os clubes chegaram nesta final, vencendo todos os seis jogos que disputaram. O Serrana possui o melhor ataque da competição com 18 gols marcados e uma média de 3 tentos por partida. Bitoca, atacante do time da Serra, com 6 gols, é o artilheiro isolado da competição. Já o Estrela Mirim possui a melhor defesa, tendo sofrido apenas dois gols. Confira a campanha dos clubes:

Campanhas dos finalistas da 61ªCopa Itatiaia Serrana e Estrela Mirim
Campanhas dos finalistas da 61ªCopa Itatiaia Serrana e Estrela Mirim

Giuliano, goleiro da agremiação de Mateus Leme, é o goleiro menos vazado da edição deste ano e esteve na final da 59ªCopa Itatiaia 2019/2020, defendendo o Juventus de Brumadinho, que acabou perdendo o título para o Tupinense. Bitoca é estreante na copa Itatiaia. Giuliano e Bitoca prometem um duelo à parte.

Bitoca, artilheiro do Serrana, recebendo o prêmio de melhor em campo do Várzea BH
Foto: Rádio Itatiaia. Giuliano, do Estrela Mirim, sofreu apenas um gol em toda competição, recebendo o prêmio da rádio Itatiaia

Serrana e Estrela e Mirim já escreveram seus nomes na história da Copa Itatiaia, vencendo os títulos regionais da competição e conquistando a vaga para a finalíssima de forma inédita. O Serrana repete o feito do Atlantic, também do Aglomerado da Serra, que foi campeão da chave BH, na edição 43, temporada 2002/2003. Naquela oportunidade, o Atlantic perdeu o título geral para o Canto do Rio de Brumadinho. Em 2005, o Atlantic chegou na final do SFAC Série A contra a Ferroviária, mas perdeu o título para o time da Pedreira Prado Lopes. O Serrana já igualou todos os feitos do Atlantic, chegando na final da chave BH e final do SFAC Série A 2022, perdendo a final para o Inconfidência do bairro Concórdia.

Foto ilustra o texto
Foto: GOBH Sports Serrana Campeão da Chave BH da 61ªCopa Itatiaia

Grande parte do plantel de jogadores que estiveram este ano no título do Inconfidência estão no Estrela Mirim: Juninho Neymar, Clesinho, Palito, Gui, Willian Jorge, Giuliano e Dedel são alguns jogadores importantes do time de Mateus Leme e estavam na vitória de 3 a 0, do time da Concórdia, sobre o time da Serrana. Balotelli, que está hoje no Serrana, também esteve naquela final, atuando pelo Inconfidência.

Time titular do Estrela Mirim que faturou a 61ªCopa Itatiaia 2022/2023
Foto: MH Esportes. Time titular do Estrela Mirim que faturou a Chave Metropolitana da 61ªCopa Itatiaia 2022/2023
Na última quarta-feira (11), a Rádio Itatiaia divulgou a lista das cidades que terão representantes na 62ªCopa Itatiaia 2023/2024 que começa no dia 10 de dezembro.
Balotelli, foi campeão pelo IEC, superando o Serrana, seu atual time

Quem ganha são todos os que gostam do futebol de várzea e forem na Arena Independência, neste domingo, ou que acompanharão de casa pela rádio Itatiaia e pelas mídias comunitárias – o Várzea BH é uma delas – que cobrem a várzea.

Reminiscências da copa do mundo da várzea

(Por Fábio Marcelino, idealizador do Várzea BH)

Fábio Marcelino, idealizador do Várzea BH, no Rolê das Gerais
Fábio Marcelino, idealizador do Várzea BH, no Rolê das Gerais

A cidade de Mateus Leme não tinha um representante na copa Itatiaia há exatos 30 anos. O último clube da cidade esteve presente na edição 32, temporada 1992/1993. O Estela Mirim será o primeiro clube da cidade na finalíssima do torneio da emissora de rádio. Não conseguimos informação sobre o nome do representante mateus-lemense na 32ªCopa Itatiaia 1992/1993. Buscamos nos sites Futebol Amador de Minas, de nosso amigo Marco Antônio, e do FBB, de nosso amigo Leo Oliveira. Os dois sites são as mais antigas mídias comunitárias especializadas em futebol amador/várzea de Belo Horizonte e região metropolitana.

Eu, Fábio Marcelino, criei o Várzea BH tendo como inspiração o site FBB quando estava produzindo o documentário na Marca da Cal. Quem não assistiu, clique aqui e confira. Eu busquei no site e não consegui a informação, mas deparei-me com a foto do Minas de Betim, o então campeão daquele certame, e vi um dos grandes nomes da várzea naquela época: o saudoso Gino. Eu o chamava de Gim. Ele morava no mesmo bairro que eu, na época, o Jardim Inconfidência. Na final entre Minas de Betim e Estrela do Vale, na edição 30, temporada 1989/1990, o Hudson e o Gentil – primo e tio – me levaram para assistir a final da copa Itatiaia. O campo estava lotado. Eu tinha, então, nove anos e foi marcante. Fomos lá para ver nosso amigo e vizinho Gin. Esta final ele perdeu. Mas o Minas chegou em mais duas finais, conquistando o bi-campeonato seguido. O time de Betim chegou a três finais seguidas e levou 2 títulos. Somente o Santo André, time do bairro do mesmo nome, de Belo Horizonte, conseguiu tal façanha. Esta foto abaixo é dos arquivos do Rafael Neves, hoje Manager do SUB100 de Igarapé, e foi extraída do site FBB. Esta foto é do time campeão da 32ªCopa Itatiaia 1992/1993.

Gino ou Gin (último agachado à direita da foto com a bola sempre aos seus pés) Foto dos arquivos de Renato Neves e extraída do site FBB.

“Em pé Camiloze, Hamilton, Marcus Vinicius, Kito, Gilmar, Erni, Lucio e Renato Neves. Agachados Adaozinho, Chileno, Fernando Roberto, Zequinha, Salvador e Gino”… para nós, Gin. Nosso amigo Gin faleceu alguns anos e seu nome é reverenciado, tanto na região onde morou quanto nas rodas de conversas dos veteranos jogadores da várzea de BH e região, como um dos melhores do seu tempo.

Neste domingo, o Várzea BH conta com os trabalhos do Hudson Gerônimo, o mesmo que esteve comigo no Independência, em 1990, só que agora acompanhado de seu filho, Luiz Felipe, estudante de jornalismo. Os dois farão as reportagens. E teremos, além de mim, nosso amigo Pedro Vasconcelos nas fotografias.

O Várzea BH estará nesta grande festa da várzea com o apoio da casa de aposta Bn.bet, a fábrica de material esportivo EhGol Sports, a empresa de construção civil JS Empreiteira, a operadora de internet Implantar Telecom e Óptica Padre Eustáquio.

O Várzea BH na cobertura da final da 61ªCopa Itatiaia 2022/2023

Troca de ingressos (Informações extraídas na integra do site da Copa Itatiaia)

Foto: Rádio Itatiaia

Confira os locais de troca:

Mateus Leme – torcida do Estrela Mirim:
Sede do Estrela Mirim: Rua Serra Azul, 610 – Concenza – Mateus Leme
A troca está acontecendo desde ontem (19/01)

Foto: Fabiano Mendonça. Final entre Verona e Sarzedo na Copa Itatiaia no Independência
Foto: Fabiano Mendonça. Final entre Verona e Sarzedo na Copa Itatiaia no Independência

Belo Horizonte – torcida do Serrana:

A troca está acontecendo desde ontem (19/01)

1- Trailer do Barriga: Avenida Jefferson Coelho da Silva, 740, Praça do Cardoso – Serra. Final do ônibus 4107.

2- Bar do Prefeito: Rua Doutor Camilo, 303 – Serra.

3- Estádio Baleião. Rua Santa Rita, 4260, Fazendinha.

4- Projeto Comunidade em Ação: Rua Desembargador Bráulio, 1371, em cima da Igreja Batista da Lagoinha, Alto Vera Cruz.

5- Salão do Júlio, no Alto Vera Cruz: Rua Tebas, 775, ao lado do Supermercado BH. Loja @fagneraltogrifees.

6- Barbearia e Tabacaria Milagre, Av. Mem de Sá, 400, no Santa Efigênia

7- Bar da Lucimar. Rua da Água, 193, Serra

8- Lanchonete da NET. Rua Nossa Senhora de Fátima, 1162, Serra

Foto: Fabiano Mendonça. Final entre ICA e Campolina na Arena Independência

São esperadas 15 mil pessoas no estádio para a grande decisão. Os portões serão abertos para o público às 13h30.

Os torcedores do Serrana terão acesso ao estádio pelos setores Especial Pitangui (Portão 3) e Especial Minas (Portão 6).

Já a torcida do Estrela Mirim terá acesso pelo setor Especial Ismênia (Portão 2).

A partir das 13h30, haverá serviço de ônibus para o Independência, com a linha 9033, saindo da rua dos Tamoios, 873, Centro.

O ingresso da partida será trocado por um quilo de alimento não perecível, exceto sal e fubá, ou um litro de leite. Não será permitida a entrada com camisas de clubes de futebol profissional, como Atlético, Cruzeiro e América.

Mazala e Inhaí fazem amistoso amanhã

Mazala e Inhai se enfrentam

Amanhã, o Várzea BH acompanha a partida amistosa entre Mazala e Inhaí, na Arena Santa Cruz, às 14h

Copa Cafunga Sub20 2022/2023

Domingo acontece as semifinais da Copa Kafunga 2022/2023

21/01 – Domingo: Os Metralhas x Águia Negra, às 11h, na Arena Inconfidência

21/01 – Domingo: Everest x Real Bandeirantes, às 19h, na Arena Pitangui

Várzea BH

Criado em 3 de fevereiro de 2017, o Várzea BH é uma mídia com foco no futebol de várzea de Belo Horizonte que utiliza a comunicação comunitária, potencializada pela internet, como norteador de suas ações para valorizar e fortalecer o futebol de várzea da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *