O torneio Corujão surgiu, em 2004, idealizado pela Globo Minas, a partir do projeto Campos de Luz da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese). O projeto teve como objetivo iluminar os campos de várzea da região metropolitana de Belo Horizonte.
A disputa acontece no período noturno, influenciando a escolha do nome da competição. O regulamento da última edição, que teve como campeão Vasco de Esmeraldas, se assemelha com o da Copa Itatiaia. São 32 equipes: 16 clubes de Belo Horizonte e 16 clubes da região metropolitana. Em Belo Horizonte, os clubes jogam segundo critérios técnicos estabelecidos pela emissora de rádio. Foram 13 vagas destinadas aos 13 primeiros do SFAC Serie A 2019, duas vagas para os dois primeiros do SFAC Serie B 2019 e uma vaga destinada ao campeão da Copa Centenário Wadson Lima de Futebol Amador Modulo A 2019. Já as equipes do interior (região metropolitana) recebem convites da emissora e geralmente são os campeões das ligas de suas cidades de origem. O torneio tem apoio técnico da Federação Mineira de Futebol.
Confira a lista de campeão do Torneio Corujão
Confira os gols, melhores momentos e entrevistas da finalíssima do Torneio Corujão 2019 entre Vasco de Esmeraldas e Inter