O Várzea BH é tema de documentário
O Documentário “Várzea Nossa de Cada Dia” é lançado no 2°Periferias em Rede da ONG FAVELA É ISSO AÍ
O Documentário Várzea Nossa de Cada Dia foi lançado, no ultimo dia 23 de junho, no canal do Youtube da ONG FAVELA É ISSO AÍ. O filme apresenta fragmentos das experiências de Fábio Marcelino, idealizador do Várzea BH, pelos campos de futebol da capital, nos últimos quatro anos. São espaços que carregam rastros de uma temporalidade centenária baseada na resistência e luta ao acesso a cidade.
O filme foi idealizado com recursos do edital 2°Periferias em Rede da ONG FAVELA É ISSO AÍ. O objetivo do prêmio, segundo os idealizadores do projeto, é apresentar a potência das periferias, para além do discurso estereotipado criado pelos meios hegemônicos de comunicação que ressaltam a violência, exclusão e carência. O edital premiou projetos e agentes culturais que promovem ações afirmativas, apresentando a potência das Periferias, através da transformação social, da arte, da cultura, da ação comunitária e coletiva e da ação em rede.
O Várzea BH foi comtemplado na Categoria Premio Especial do edital que, segundo a coordenadora da ONG FAVELA É ISSO AÍ, Clarisse Libânio, foi premiado “pela excelência do trabalho realizado na cobertura dos jogos de futebol de várzea em Belo Horizonte”. Antes da apresentação do filme, o idealizador do Várzea BH, Fábio César, participou do webnário do 2°Periferiaas em Rede com a Clarisse Libânio (ONG FAVELA É ISSO AÍ), Bruno Sharp (Centro Cultural Di Quebrada), Cássia Santos e Israel.
O documentário Várzea Nossa de Cada Dia ganhará uma segunda edição com a adição de mais personagens e imagens. CONFIRA O FILME AQUI
Veja, na integra, o webnário